Contabilidade Fiscal e Tributária

Toda empresa precisa estar em dia com as obrigações legais. A contabilidade fiscal e tributária consiste no assessoramento fiscal permanente, orientação referente a tributação e execução de todas as rotinas pertinentes à área fiscal, de modo ajudar a empresa atuar de maneira correta perante a legislação tributária. Abaixo esclarecemos algumas das principais dúvidas pertinentes aos processos de gestão de tributos de uma empresa.

É o processo de gerenciamento dos aspectos tributários de uma determinada empresa. A atividade tem como finalidade a adequação e planejamento tributário, visando controle das operações que tenham relação direta com tributos. Basicamente, a gestão atua sobre o departamento de impostos da respectiva empresa, garantindo o cumprimento das obrigações da empresa junto ao fisco e respeito às normas legais.

Esse sistema serve para repassar ao governo todas as informações da escrituração de uma empresa, e facilita muito a vida de gestores e de pessoas que trabalham em setores financeiros e fiscais das empresas.

É uma das áreas essenciais para a manutenção das operações de uma empresa. Trata-se da equipe que realiza a apuração dos tributos pagos e a pagar, calcula os valores dos tributos devidos, além de fiscalizar e regularizar as operações de emissão e recebimento das notas fiscais emitidas e recebidas. Além disso, é responsabilidade do departamento fiscal garantir que as obrigações fiscais da empresa estejam em dia.

A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) é uma obrigação acessória imposta às pessoas jurídicas estabelecidas no Brasil, com vigência a partir de 2015. Em outras palavras, ela substitui os livros fiscais, ou seja, passa a ser feito de maneira digital.

É a declaração de rendimentos das pessoas jurídicas, compreendendo o resultado das operações do período de 01 de janeiro a 31 de dezembro do ano anterior à da declaração, atualmente essas informações são transcritas na ECF.

A Escrituração Contábil Digital ou ECD é parte integrante do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e surgiu para substituir a escrituração que antes era realizada em papel. Para a versão digital, ela compreende a transmissão dos seguintes livros:

  • Livro Diário e seus auxiliares, se houver;
  • Livro Razão e seus auxiliares, se houver;
  • Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

Já a Escrituração Contábil Fiscal ou ECF é uma obrigação auxiliar que tem por objetivo interligar os dados contábeis e fiscais que se referem à apuração do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL), agilizando o processo de acesso do Fisco e tornando mais eficiente o processo de fiscalização através do cruzamento de dados digital

Pela dinâmica das operações e obrigações, a contabilidade tem como acompanhar e atender os órgãos, obrigações mensais e anuais que a empresa está obrigada a fazer.

É essencial evitar erros contábeis que podem fazer com que a empresa arque com carga tributária que inviabiliza seu negócio. Este é mais um fator a ser considerado entre as vantagens de contar com uma contabilidade para cuidar das questões tributárias e fiscais de sua empresa.

Entre em contato conosco e descubra como a contabilidade tributária é fundamental e pode fazer toda a diferença no seu negócio.

Fique por dentro do mundo contábil