Superintendência propõe ações para aprimorar segurança e saúde na Construção Civil

A Aprendizagem Profissional também foi debatida em reunião entre a superintendente regional Gerta Schultz e o presidente do Sinduscon-BA, Carlos Henrique de Oliveira Passos

Promover ações para preservar e aprimorar o trabalho digno e justo. Esse foi o convite feito pela superintendente regional do Trabalho da Bahia, Gerta Schultz, ao presidente do Sindicato da Indústria da Construção no Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Carlos Henrique de Oliveira Passos, durante reunião realizada na quinta-feira (6) na sede da Superintendência.

O encontro contou com a participação do auditor-chefe do setor de Segurança e Saúde da Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), Maurício Passos de Melo, que traçou um panorama das fiscalizações realizadas no setor da Construção Civil da Bahia. Ele ressaltou que o setor, ao longo dos últimos anos, apresentou significativas melhoras, principalmente nas ações de segurança e saúde nos ambientes laborais, mas que ainda persistem situações críticas em algumas empresas, que requerem atenção especial. “Nas fiscalizações mais recentes em algumas obras, especialmente nas de pequeno porte e com prazos curtos de execução, temos identificado um avanço na informalidade e na piora das condições de trabalho. A ação da auditoria fiscal, nesses casos, torna-se ainda mais importante para assegurar o efetivo cumprimento da legislação trabalhista”, destacou.

Carlo Henrique Passos explicou que o Sinduscon realiza um trabalho sólido com as empresas no que diz respeito à promoção da segurança e saúde do trabalhador e ao combate à informalidade. Ele salientou a importância da parceria com a SRT-BA, “que sempre está à disposição para esclarecer dúvidas referentes às relações e aos ambientes de trabalho”. O presidente do Sinduscon-BA enfatizou: “Temos que aproveitar todo esse conteúdo produzido nas ações da fiscalização, que contribuem muito para a identificação das necessidades de melhorias no setor. Vamos trabalhar ainda mais para massificar práticas positivas com aquelas empresas que ainda estão agindo em desconformidade com a legislação”.

Outro tema em foco na reunião foi o apoio do Sinduscon-BA à implantação do projeto de Aprendizagem Profissional “Aprendizes em Cena”, voltado a atividades relacionadas ao universo do teatro e destinado à formação de jovens em situação de vulnerabilidade social. A superintendente Gerta Schultz detalhou o projeto e falou sobre a importância da interlocução e do apoio das empresas ao fomento de ações que possibilitem a inserção do jovem no mercado de trabalho, com profissionalização, dignidade e valorização da cidadania. “Colaborar com a profissionalização do jovem ultrapassa a obrigação legal do cumprimento da cota de aprendizes. O progresso do jovem traz um bem maior para toda a sociedade”, ressaltou Gerta Schultz. Carlos Henrique Passos agradeceu o convite e se prontificou a repassar às empresas o chamamento para participação no projeto.

Fonte: Ministério do Trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
👋 Olá, como podemos ajudar?
Rolar para cima